Seu certificado digital onde você quiser

Ajuda e Instalação

Perguntas frequentes

Selecionamos as informações mais frequentes sobre os certificados digitais, suas funcionalidades, mídias e nossos processos de compra, agendamento e instalação. Caso você não encontre a resposta para sua dúvida, entre em contato conosco estamos sempre prontos para lhe atender.

Qual certificado devo escolher?

1. O que é certificado digital?

O certificado digital é o documento eletrônico que garante proteção às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica.

Os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online utilizando a tecnologia para garantir a privacidade confidencialidade, disponibilidade, integridade, não repúdio e e confirmara autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.

2. Devo comprar o A1 ou A3?

Os certificados digitais possuem níveis de segurança diferentes.

  • Certificado tipo A1 significa que a assinatura tem nível de segurança 1, e é instalado diretamente no computador. Tem sua chave privada gerada e armazenada em um software e possui validade de até 1 ano.
  • Certificado tipo A3 significa que a assinatura tem nível de segurança 3. É gerado e instalado em dispositivos criptográficos próprios: cartão ou token, e sua validade pode ser de 1 ou 3 anos.

Os certificados digitais emitidos diretamente no computador são passíveis de cópias, portanto vulneráveis. Já os certificados nível 3 são emitidos e armazenados em mídias criptográficas que impedem a exportação dos certificados e não permitem cópias, portanto, são mais seguros

Sempre que adequado, prefira o certificado instalado no token ou cartão (A3) porque é mais seguro uma vez que a tecnologia não permite cópias e você tem total controle sobre ele.

Para uso de pessoas jurídicas, em alguns casos, o certificado indicado é o certificado tipo A1, mas essa orientação deve ser dada pelos técnicos que administram seus sistemas particulares.

3. O que é chave privada?

A chave privada é gerada simultaneamente com a chave pública e são relacionadas entre si em um sistema de criptografia assimétrica. A chave privada deve ser mantida em sigilo e posse somente pelo seu titular. Com ela é possível assinar digitalmente documentos e arquivos de forma inequívoca pelo seu titular.

4. O que é cartão inteligente?

É o dispositivo em que fica armazenado o Certificado Digital, os dados do Certificado Digital ficam dentro do chip do cartão, neste caso é necessário para leitura dos dados, uma leitora de cartão ou um computador que tenha a leitora embutida.

O cartão é protegido por uma senha que possui uma política de bloqueio após algumas tentativas consecutivas de digitação incorreta dessa senha o cartão e o certificado digital serão bloqueados.

As senhas cadastradas no cartão ficam armazenadas apenas no dispositivo não podendo ser recuperadas ou desbloqueadas pela Autoridade Certificadora.

É recomendado que a senha digitada seja memorizada para evitar bloqueios e perda do cartão e do certificado digital.

5. Quais são as senhas cadastradas no cartão inteligente?

O certificado digital A3 possui as seguintes senhas de proteção:

. Senha de utilização (PIN) – libera a utilização da chave privada do certificado.

. Senha de desbloqueio (PUK) – desbloqueia a senha PIN do cartão ou token.

. Frase Senha (senha para revogação Online).

O certificado digital A1 possui as seguintes senhas de proteção:

. Frase Senha – senha de emissão e de revogação online do certificado

. Senha de Utilização – senha de proteção para uso da chave privada instalada no navegador

NUNCA divulgue as senhas para terceiros.

NÃO digite as senhas quando alguém puder observar suas mãos.

NÃO anote as senhas em papéis e guardar em uma gaveta ou embaixo do teclado, por exemplo.

UTILIZE senhas fortes, contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

6. e-CPF

O e-CPF foi concebido para a comunicação eletrônica entre Pessoas Físicas e a Receita Federal do Brasil, mas seu uso não é exclusivo para este fim.

É um certificado digital de assinatura e os documentos eletrônicos assinados com este certificado digital têm a mesma validade jurídica e legitima dos documentos impressos assinados de forma manuscrita.

Além de assinar documentos eletrônicos pode ser utilizado como um fator de identificação/autenticação para acesso à sistemas eletrônicos como os serviços oferecidos pelo governo federal na internet: e-CAC, da Receita Federal do Brasil e o Conectividade Social.

7. e-CNPJ

O e-CNPJ foi concebido para a comunicação eletrônica entre Pessoas Jurídicas e a Receita Federal do Brasil, mas seu uso não é exclusivo para este fim.

Com o e-CNPJ é possível, por exemplo, acessar o sistema Conectividade Social para FGTS e assinar documentos eletrônicos.

8. NF-e e NFC-e

A NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é um certificado digital criado especialmente para emitir notas fiscais eletrônicas e atribuir ao funcionário responsável da organização a alçada necessária para a emissão e gerenciamento das Notas Fiscais Eletrônicas.

A NFC-e ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, mas com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicilio ao consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna.

A NFC-e tem o objetivo de substituir o tradicional cupom fiscal emitido na maioria dos estados brasileiros em lojas, supermercados, drogarias e comércio varejista, em geral.

A maior vantagem é que a impressão do cupom fiscal, que passará a ser chamado de DANFE NFC-e (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), será opcional e tudo poderá ser controlado pelos sistemas através da internet e por meio de tablets e smartphones.

9. CT-e

Os certificados Digitais CT-e (Controle de Transporte Eletrônico) tem como funcionalidade exclusiva a emissão da Nota Fiscal Eletrônica para empresas de transporte de cargas.

10. Quais são as diferenças entre os Certificados Digital NF-e, NFC-e, CT-e e o Certificado Digital e-CNPJ?

O e-CNPJ é utilizado para acesso ampliado ao site da Receita Federal e também para o relacionamento com o programa Conectividade Social. Já os certificados NF-e, NFC-e e CT-e são aplicados exclusivamente para a emissão da nota fiscal eletrônica.

Outra diferença é a titularidade, onde o responsável pelo certificado digital e-CNPJ sempre será o responsável pelo CNPJ da empresa cadastrada junto à Receita Federal do Brasil.

No caso dos certificados NF-e, NFC-e e CT-e, os funcionários e sócios que emitem notas fiscais eletrônicas podem ter um certificado para cada usuário. Nos certificados NF-e, NFC-e e CT-e constarão o CNPJ da empresa e o CPF do responsável pela emissão.

Com o e-CNPJ também é possível emitir nota fiscal eletrônica, porém, não é indicado para empresas em que o responsável pelo e-CNPJ não é o único a emitir as notas fiscais eletrônicas.

Como comprar

1. Quais são as formas de pagamento existentes?

Você tem as seguintes opções de pagamento: cartão de crédito e boleto bancário. Observe os prazos para agendamento da sua validação que variam de acordo com a sua opção de pagamento:

CARTÃO DE CRÉDITO – Confirmação do pagamento: até 2 horas

BOLETO – Confirmação do pagamento: 2 dias úteis.

2. Como comprar apenas os hardwares: cartão inteligente, token e leitora?

Compre em nosso site e após confirmação de pagamento, retire em nosso ponto de atendimento, na Rua Maria Paula, 123 – 1º. Andar – Bela Vista – São Paulo – CEP 01319-001 – Telefone: (11) 3107-2531

3. Por que preciso de uma Leitora?

Se você optou por um certificado digital tipo A3 armazenado em um cartão criptográfico você precisa de uma leitora para que seu computador possa ler o certificado digital.

4. Quando posso retirar meu cartão, token ou leitora?

Logo após a confirmação de seu pagamento, que dependerá de que forma foi utilizada:

CARTÃO DE CRÉDITO – Confirmação do pagamento: até 2 horas

BOLETO – Confirmação do pagamento: 2 dias úteis.

Estes prazos são definidos pelo banco e/ou administradora de cartão de crédito. Depois desses prazos, você pode retirar sua mídia.

como validar

1. Por que preciso comparecer na validação presencial?

O certificado digital é um documento de identificação com valor equivalente à Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade, Passaporte e Carteira Profissional de Classe, entre outros. Portanto para a emissão do certificado digital se faz necessário o comparecimento do titular, assim como ocorre com os demais documentos que exigem a comprovação de identidade.

2. Quais os documentos/comprovantes necessários para realizar a validação do Certificado Digital?

Veja abaixo os documentos/comprovantes necessários para realizar a validação do Certificado

Pessoa Física e-CPF

Atenção: É obrigatória a apresentação dos documentos originais:

. Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cédula de Identidade ou Carteira de Entidade de classe1;

. Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE)2, se estrangeiro domiciliado no Brasil;

. CPF3;

. Comprovante de residência ou domicílio, emitido há no máximo 3 (três) meses da data de validação presencial4;

Notas:

1- Carteiras de Classe: Serão aceitas carteiras de entidade de classe cujos órgãos emissores permitam a consulta online do titular.

2- CIE: Caso o documento de identificação apresentado seja o CIE permanente, será exigida a apresentação da CNH, caso não o apresente a solicitação será enviada para a perícia com período de 24 horas para a resposta. NÃO será aceito CIE Provisório.

3- Passaporte: vigente pode ser aceito como documento de identificação. Ressaltamos que, caso o passaporte apresentado tenha mais de 5 anos é necessário apresentar fotografia 3×4.

4 – Comprovante de residência/ domicílio: Entendem-se como comprovante de residência ou de domicílio as contas de concessionárias de serviços públicos, como: água, luz e gás, extratos bancários, contas de cartão de crédito vinculado a bancos e contas de telefonia fixa ou móvel (celular).

. Uma foto recente 3×4. Caso o documento de identificação apresentado seja recente (menos de 5 anos de emissão) e possua foto colorida, fica dispensada a apresentação da foto 3×4.

Documentos Opcionais para Pessoa Física para constar nas informações do certificado digital.

. Título de Eleitor;

. PIS/PASEP.

Procurações: Não são aceitas procurações (pública ou privada) para representação da Pessoa Física para a emissão do certificado digital, de acordo com estipulado em resolução do Comitê Gestor da ICP-Brasil: item 3.1.1.1, alínea “a”, item i do DOC-ICP-05, versão 3.6.

Presença obrigatória: O futuro titular do certificado e-CPF (portador do CPF cadastrado na fase de compra) deve comparecer no Ponto de Validação da AR ARISP munido de seus documentos pessoais acima listados.

Veja abaixo os documentos/comprovantes necessários para realizar a validação do Certificado Pessoa Jurídica – e-CNPJ, NF-e e CT-e

Atenção: É obrigatória a apresentação dos documentos originais da pessoa física e originais ou cópia autenticada da pessoa jurídica.

Documentos da empresa: 

. Registro Comercial, no caso de empresa individual;

. Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado em órgão competente¹;

. Documento de eleição de seus administradores, quando aplicável;

. Cartão do CNPJ (Impresso do site da Receita Federal no máximo há 5 dias) ².

Opcional para constar nas informações do certificado digital.

Cadastro Específico do INSS – CEI

Notas:

1- Clausula Administrativa: É importante avaliar na cláusula que dispõe sobre a administração da sociedade, quem é (são) o(s) responsável (is) legal (is) por assumir compromissos e obrigação em nome da dela. Se a administração couber a mais de um sócio, diretor ou administrador, todos os citados deverão comparecer no dia da validação, munidos de seus respectivos documentos pessoais, listados a seguir para assinatura dos termos.

2- Consulta Online: Os Contratos Sociais serão consultados de forma online na Junta Comercial do Estado, em estados onde essa consulta está disponível.

Documentos do responsável legal cadastrado na Receita Federal 

Pessoa Física e-CPF

Atenção: É obrigatória a apresentação dos documentos originais:

. Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cédula de Identidade ou Carteira de Entidade de classe1;

. Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE)2, se estrangeiro domiciliado no Brasil;

. CPF3;

. Comprovante de residência ou domicílio, emitido há no máximo 3 (três) meses da data de validação presencial4;

Notas:

1- Carteiras de Classe: Serão aceitas carteiras de entidade de classe cujos órgãos emissores permitam a consulta online do titular.

2- CIE: Caso o documento de identificação apresentado seja o CIE permanente, será exigida a apresentação da CNH, caso não o apresente a solicitação será enviada para a perícia com período de 24 horas para a resposta. NÃO será aceito CIE Provisório.

3- Passaporte: vigente pode ser aceito como documento de identificação. Ressaltamos que, caso o passaporte apresentado tenha mais de 5 anos é necessário apresentar fotografia 3×4.

4 – Comprovante de residência/ domicílio: Entendem-se como comprovante de residência ou de domicílio as contas de concessionárias de serviços públicos, como: água, luz e gás, extratos bancários, contas de cartão de crédito vinculado a bancos e contas de telefonia fixa ou móvel (celular).

. Uma foto recente 3×4. Caso o documento de identificação apresentado seja recente (menos de 5 anos de emissão) e possua foto colorida, fica dispensada a apresentação da foto 3×4.

Documentos Opcionais para Pessoa Física para constar nas informações do certificado digital.

. Título de Eleitor;

. PIS/PASEP.

Procurações: Não são aceitas procurações (pública ou privada) para representação da Pessoa Física para a emissão do certificado digital, de acordo com estipulado em resolução do Comitê Gestor da ICP-Brasil: item 3.1.1.1, alínea “a”, item i do DOC-ICP-05, versão 3.6.

Presença obrigatória: O futuro titular do certificado e-CPF (portador do CPF cadastrado na fase de compra) deve comparecer no Ponto de Validação da AR Registradores munido de seus documentos pessoais acima listados.

3. O que é validação presencial?

A validação presencial é o momento em que o titular do certificado digital se apresenta munido de documentos e comprovantes perante um agente de validação do âmbito ICP- Brasil.

4. Por que é necessário agendar a validação presencial?

O agendamento é importante o conforto de nossos clientes, porque na AR ARISP priorizamos o atendimento personalizado e particular.

5. Como é feito o agendamento da validação presencial?

Existem três maneiras de realizar a validação presencial para a emissão do certificado digital na AR ARISP, vamos aonde você estiver seja em seu escritório ou residência e você pode escolher em um dos pontos de validação da rede da Certisign Certificadora Digital em todo o Brasil.

Para as validações em seu escritório ou residência, entre em contato conosco para verificarmos a disponibilidade de horários e para lhe apresentar o orçamento.

ar.arisp.com.br/contato

Nosso endereço: Rua Maria Paula, 123 1º. Andar – Bela Vista – São Paulo – CEP 01319-001 – Telefone: (11) 3107-2531

6. É possível utilizar um comprovante de residência em nome de uma pessoa da minha família?

Não, a normativa que regula a atividade da Certificação Digital do Brasil não permite, porém você tem a possibilidade de assinar uma declaração de residência atestando que mora na residência que você está comprovando a residência, mas é possível emitir o certificado digital mediante assinatura de uma declaração de residência.

7. Quando devo agendar a validação?

Você deve agendar sua validação logo após sua solicitação, mas atenção esta data dependerá da confirmação de pagamento e da sua opção de pagamento:

CARTÃO DE CRÉDITO – Confirmação do pagamento: até 2 horas

BOLETO – Confirmação do pagamento: 2 dias úteis

9. A validação presencial pode ser feita em outro local?

Realizamos a validação presencial na AR ARISP e para sua comunidade vamos até você em qualquer local mediante orçamento.

A validação na AR ARISP é gratuita.

Solicite um contato ou agende uma validação.

10. É possível realizar a validação presencial fora do Brasil?

Sim, realizamos a validação em outros países. Para o agendamento e orçamento desse serviço entre em contato diretamente com a AR ARISP.

11. Existe algum custo para realizar a validação presencial em meu escritório ou residência?

Sim, entre em contato com a AR ARISP e solicite um orçamento prévio para a realização do serviço.

ar.arisp.com.br/contato

12. É aceito algum tipo de procuração durante o processo de validação do Certificado Digital?

A emissão dos certificados Digitais ICP-Brasil mediante o uso de procurações segue o estabelecido pela Resolução 79 do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ou seja, somente é possível a aceitação da procuração para a emissão de certificados de Pessoa Jurídica, para tanto, o ato constitutivo da empresa deve prever essa possibilidade, bem como a procuração deverá ser pública e com poderes específicos de representação perante a ICP-Brasil.

No caso de certificados e-CNPJ o responsável legal perante a Receita Federal do Brasil não poderá ser representado por um procurador em hipótese alguma, devendo estar presente no ato da validação.

13. Existe algum custo para realizar a validação presencial na AR ARISP?

Não, a validação na AR ARISP é gratuita.

Nosso endereço: Rua Maria Paula, 123 – 1º andar – Bela Vista – São Paulo – CEP 01319-001 – Telefone: (11) 3107-2531

14. Quais os documentos necessários para validação de e-CNPJ para Condomínios

e-CNPJ para Condomínios

O Ato Constitutivo do condomínio foi registrado em Cartório de Registro de Imóveis ANTES da Vigência do novo Código Civil (11/01/2013)?

SIM

documentos necessários:

-Ato Constitutivo;

-Certidão de Individualização (qualquer certidão expedida pelo Registro de Imóveis que ateste constar, em seu cadastro a existência física de tal condomínio);

-Ata de eleição do síndico (com firma reconhecida de um participante morador);

-Lista de Participantes na eleição.

NÃO

documentos necessários:

-Ato Constitutivo;

-Ata de eleição do síndico (com firma reconhecida de um participante morador);

-Lista de Participantes na eleição.

 (*)Consideram-se documentos de identificação legalmente aceitos no Brasil:

i) Carteira de identidade;
ii) Carteira de motorista (CNH);
iii) Passaporte;
iv) Carteira de trabalho;
v) Carteira de ordens profissionais;
vi) Registro nacional de estrangeiros.


Documentação dos Representantes Legais
 (Originais)

Cadastro de Pessoa Física – CPF

Um Comprovante de Residência recente sendo uma conta de Consumo (água, luz ou telefone emitido à, no máximo, 3 meses)

Título de eleitor (Opcional)

PIS-PASEP (Opcional)

Foto Digital (será tirada pelo Agente de Registro no ato da validação na AR ARISP)

Documentação do Responsável pelo Certificado – Representante Tributário (Originais)

Cadastro de Pessoa Física – CPF

Um Comprovante de Residência recente sendo uma conta de Consumo (água, luz ou telefone emitido à, no máximo, 3 meses)

Título de eleitor (Opcional)

PIS-PASEP (Opcional)

Foto Digital (será tirada pelo Agente de Registro no ato da validação na AR ARISP)

instalação

1. Aonde encontro os drivers para habilitar o funcionamento da leitora?

Acesse o site da ACBR, que é nosso Prestador de Serviço de Suporte, e baixe os arquivos necessários.

Acesse: https://www.acbr.com.br/downloads

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com o SAC da ACBR, através do telefone (11) 3478 9444 (SP) | 0300 789 2378 (outros locais)

2. Aonde encontro os drivers para instalação do Token?

Acesse o site da ACBR, que é nosso Prestador de Serviço de Suporte, e baixe os arquivos necessários.

Acesse: https://www.acbr.com.br/downloads

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com o SAC da ACBR, através do telefone (11) 3478 9444 (SP) | 0300 789 2378 (outros locais)

3. Como instalar meu certificado digital tipo A1?

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com a ACBR, que é a autoridade certificadora a qual estamos vinculados, https://www.acbr.com.br/suporte.

Eles vão lhe orientar na emissão do certificado, na preparação da sua máquina e no teste do certificado.

renovação

1. Qual é o período de vigência do meu Certificado?

Clique aqui para acessar nossa aplicação, fazer o teste do certificado e descobrir a validade do mesmo.

2. É necessário renovar o meu Certificado Digital?

Sim, o certificado digital é um documento que expira, assim como a Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, etc.

3. Não validei o meu certificado anterior na AR ARISP, posso fazer a renovação com vocês?

Sim, você pode escolher a AR ARISP para fazer a validação presencial do seu certificado digital, mesmo que o anterior não tem sido validado conosco. Será um prazer atendê-lo.

4. Quanto tempo antes preciso fazer a renovação do meu certificado?

A renovação do certificado online deve ser realizada antes da data de vencimento. O processo de renovação é simples, rápido e não requer validação de documentos presencialmente.

A Renovação Online é o serviço disponibilizado para que os clientes que possuem um Certificado Digital válido da AR ARISP possa realizar a renovação de forma totalmente online sem precisar ir até um ponto de atendimento para fazer a validação presencial.

5. Posso alterar os dados do meu Certificado Digital durante a solicitação de renovação?

Na renovação online: você poderá alterar seu e-mail e o optar por um novo tipo de mídia (Cartão/Token), qualquer outra alteração não será considerada como renovação, mas sim a compra de um novo certificado digital.

Na renovação com validação presencial: você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu certificado digital.

6. Para que serve a senha de renovação?

Essa senha é necessária no momento da renovação do certificado digital. A criação desta senha é solicitada durante o processo de renovação, caso você não se lembre será necessário fazer outra renovação presencialmente.

revogação

1. Como revogar o meu certificado digital?

Em caso de perda do certificado, você deve revoga-lo imediatamente. Para isso acesse a opção Revogar certificado na página da ACBR, no item revogar meu certificado.

Conectividade Social ICP

1. O que é conectividade social ICP?

Conectividade Social é um canal eletrônico de relacionamento. É moderno, ágil e seguro, facilmente adaptável ao ambiente de trabalho das empresas ou escritórios de contabilidade que desejam cumprir suas obrigações em relação ao FGTS. Cada usuário tem uma cesta de serviços adequada ao seu perfil, que lhe permite realizar transações eletrônicas no canal.

Atualmente, é possível fazer pelo canal diversas transações, como a transmissão do arquivo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), envio das informações relativas ao CAIXA PIS/Empresa e da GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS), visualizar e imprimir extratos, retificar incorreções cadastrais e comunicar o afastamento de empregados, dentre outras.

O Conectividade Social utiliza a Certificação Digital emitida no modelo ICP-Brasil, que confere ainda mais segurança, conveniência e praticidade ao canal.
Fonte: Caixa

2. A quem se destina a Conectividade Social?

Às empresas, escritórios de contabilidade, sindicatos, prefeituras, Delegacias Regionais do Trabalho – DRT’s, instituições financeiras e outros entes, que se relacionam com o FGTS.

3. Posso utilizar o meu CPF para acessar o Conectividade Social?

Sim, desde que no momento da solicitação e validação tenha sido informado/apresentado o CEI – Cadastro Específico do INSS.

4. Posso utilizar o meu CNPJ para acessar o Conectividade Social?

Sim, desde que no momento da solicitação e validação tenha sido informado/apresentado o CEI – Cadastro Específico do INSS.

5. Possuo CNPJ e preciso acessar a Conectividade Social. Qual o Certificado Digital Correto?

Se a Empresa possui um número de CNPJ válido para identificação da mesma, poderá utilizar um Certificado Digital de Pessoa Jurídica.

6. Tenho uma empresa, porém eu não possuo número de CNPJ. Como posso acessar o programa Conectividade Social?

A empresa que não está obrigada a se identificar pelo CNPJ. Deste modo, você poderá utilizar um Certificado de Pessoa Física (e-CPF) para acesso a este serviço, desde que tenha feito a inclusão do número de identificação junto ao Cadastro Específico do INSS (CEI) no ato da compra deste Certificado Digital.

7. Sou empregador e preciso outorgar poderes para um dos meus funcionários para o acesso ao Conectividade Social. Como proceder?

Primeiramente o funcionário deverá acessar o sistema do Conectividade Social com um Certificado Digital padrão ICP-Brasil de pessoa física e se registrar.

Em seguida, o empregador deverá acessar o sistema com seu Certificado Digital e clicar na função “Procuração”, onde poderá outorgar poderes para seu funcionário, para acessar o sistema do Conectividade Social.

8. Possuo uma empresa de contabilidade. Quero saber se meus clientes podem outorgar poderes para a minha empresa?

Sim. Será necessário que a empresa de contabilidade possua um Certificado Digital ICP-Brasil (e-CPF ou e-CNPJ) para ter acesso aos serviços outorgados do Conectividade Social.

Em seguida, deverá acessar o sistema com seu Certificado Digital e clicar na função “Procuração”, onde poderá outorgar poderes a sua empresa de contabilidade para acessar o sistema do Conectividade Social.

9. Fui outorgado para acesso ao Conectividade Social por outra empresa. É possível outorgar os mesmos poderes para os meus funcionários?

Sim. Lembrando que, como este acesso já foi outorgado para uma pessoa jurídica, este repasse só poderá ser realizado para até 4 pessoas físicas que possuam Certificados Digitais ICP-Brasil (e-CPF)

10. Realizo depósitos de FGTS para meus empregados, porém não possuo número de CNPJ, como irei acessar este sistema?

Poderá acessar o sistema da Conectividade Social nestas condições quem possuir um Certificado Digital de Pessoa Física (e-CPF), lembrando que os empregadores que não estão obrigados a se identificar pelo CNPJ, deverão necessariamente possuir o número de identificação junto ao Cadastro Específico do INSS (CEI) para inclusão no ato da compra do Certificado Digital ICP-Brasil.

11. Para acesso ao Conectividade Social, meu Certificado Digital precisa conter o número do NIS (PIS/PASEP/NIT)?

É recomendável a inclusão do número de seu NIS (PIS/PASEP/NIT) no ato da compra do Certificado Digital para acessar o Conectividade Social. Lembrando que a inclusão deste número na compra requer a confirmação deste dado no ato da validação presencial do Certificado Digital mediante a apresentação de documento oficial que o comprove, conforme descritos a seguir, os documentos aceitos para comprovação do PIS:

  • Extrato bimestral do FGTS, enviado pelos Correios à residência do trabalhador;
  • Consulta pelo próprio trabalhador de sua conta vinculada no âmbito do site da CAIXA na Internet, na presença da AC;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (quando constar);
  • Cartão do PIS/PASEP;
  • Carteira de Identidade (quando constar);
  • Cartão do Cidadão;
  • Cartão da Bolsa Família (e outros benefícios sociais).

Certificado SSL

1. O que é um certificado SSL?

Para os sites, o Certificado Digital SSL – Secure Sockets Layer também conhecido como site seguro, tem duas funções: identificar de forma inquestionável o site e estabelecer uma conexão segura entre o visitante e os servidores web do site por meio de um canal de criptografia.

2. Como funciona o certificado SSL?

O Certificado SSL é um arquivo instalado no servidor web onde no site está hospedado. É composto por dois segmentos:

  • Chave Pública, que codifica os dados;
  • Chave Privada, que decodifica os dados.

Quando um visitante acessa o site, o navegador se conecta ao servidor protegido pelo Certificado SSL e uma seção única é criada com estas duas chaves. Desta forma, todos os dados durante esta seção estarão protegidos e não poderão ser decifrados por qualquer outra parte, além do visitante e o servidor web.

3. Quais as modalidades de certificado SSL?

Não importa o porte da sua empresa ou a finalidade de seu site, ter um certificado SSL é indispensável para oferecer segurança aos usuários, clientes e reforçar a autenticidade de sua página.

Os Certificados Digitais SSL são oferecidos em duas opções de hierarquia de confiança:

  • Internacional – possui a cadeia de confiança reconhecida por todos os navegadores utilizados no mercado.
  • ICP-Brasil – possui a cadeia de confiança da infraestrutura brasileira de chaves públicas – ICP. Ideal para órgãos governamentais.
  • EV SSL 256 bits/ EV SSL 128 bits – Alto nível de segurança e confiabilidade. O sinal verde para aumentar seus negócios. Ideal para E-commerce e sites em que o alto nível de segurança seja um apelo forte para o aumento do tráfego ou vendas. Este certificado acrescenta o conceito de “barra verde” nos navegadores.
  • SSL 256 bits / SSL 128-256 bits – Interoperabilidade e segurança com um selo reconhecido internacionalmente. Ideal para e-commerce’s, páginas que requerem autenticação e acesso a dados críticos.
  • SSL SAN – Múltiplos Domínios – Ideal para Servidor Exchange, possibilitando a inclusão de até 25 subdomínios. Com os Certificados SSL de Múltiplos Domínios, o cliente pode adicionar, editar ou deletar até 25 domínios hospedados em um mesmo servidor Exchange com um único certificado, durante o tempo de vigência.
  • Code Signing – Alto nível de compatibilidade: Microsoft® Authenticode® (Multi-Purpose), Java®, Adobe® AIR®, Mac®, Microsoft® Office VBA. Ideal para Desenvolvedores autônomos ou corporativos que precisam garantir a confiabilidade de suas aplicações para aumentar o consumo delas no mercado.

Para comprar, clique aqui.

4. Como escolher o melhor Certificado Digital SSL?

A AR ARISP comercializa dois tipos de Certificado Digital SSL, e as diferenças estão no processo de autenticação das credenciais.

  • Autenticação de Domínio (domain authetication)– a Autoridade Certificadora apenas valida se a empresa solicitante do Certificado SSL é proprietária do domínio configurado na solicitação do Certificado ou se há autorização da proprietária do domínio para a realização da validação. A validação é feita com base nos dados cadastrados na entidade responsável pelo registro de domínio.
  • Autenticação da Organização (Org. Authetication) – a Autoridade Certificadora valida se a empresa solicitante do Certificado SSL é proprietária do domínio configurado na solicitação do Certificado, se a entidade é legalmente constituída e se a pessoa que solicitou Certificado tem poder para efetuar o pedido.

 Se você quiser ter outras informações sobre os tipos de certificados acesse este artigo.

5. Quais as vantagens e benefícios do Certificado Digital SSL?

  • Atesta a identidade do site e promove o sigilo aos dados dos clientes
  • Agrega confiança e segurança
  • Os navegadores sinalizam seu site como seguro
  • Reduz o abandono dos carrinhos de compras
  • Otimiza sua colocação em mecanismos de busca como o Google

6. Os certificados funcionam em todos os navegadores?

Os Certificados SSL da Certisign Certificadora Digital comercializados pela AR ARISP são compatíveis com 99,9% dos navegadores atuais.

7. Não achei o link de compra para os certificados Digitais SSL, o que devo fazer?

Entre em contato conosco e faremos a solicitação dos certificados digitais SSL mais adequados para sua empresa ou acesse a página de SSL: ar.arisp.com.br/ssl

Outras Perguntas

1. Estou com dificuldade para emitir e usar meu certificado digital. O que devo fazer?

Para facilitar o uso e integração do Certificado Digital na estação desktop ou notebook, disponibilizamos para download, os instaladores da ACBR e de nossos parceiros. Selecione a certificadora onde foi adquirido o certificado, baixe e execute o instalador específico.

Acesse: https://www.acbr.com.br.com.br/downloads/drivers

2. Dúvidas sobre Certificado Digital ICP-Brasil nos aspectos técnicos e jurídicos?

Consulte o site do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e nos links abaixo você encontrará a lista de perguntas frequentes sobre certificado digital ICP-Brasil.

Acompanhe o Portal CryptoID, onde você se atualiza sobre tudo que acontece no Brasil e no mundo sobre a tecnologia de identificação e certificação digital.

– Sobre Certificação Digitalhttp://www.iti.gov.br/acesso-a-informacao/96-perguntas-frequentes/1743-sobre-certificacao-digital

– ICP-Brasilhttp://www.iti.gov.br/acesso-a-informacao/96-perguntas-frequentes/1744-sobre-a-icp-brasil

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