Selecionamos as informações mais frequentes sobre os certificados digitais, suas funcionalidades, mídias e nossos processos de compra, agendamento e instalação. Caso você não encontre a resposta para sua dúvida, entre em contato conosco estamos sempre prontos para lhe atender.

Qual Certificado escolher?

O certificado digital é o documento eletrônico que garante proteção às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica.

Os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online utilizando a tecnologia para garantir a privacidade confidencialidade, disponibilidade, integridade, não repúdio e e confirmara autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.

Os certificados digitais possuem níveis de segurança diferentes.

  • Certificado tipo A1 significa que a assinatura tem nível de segurança 1, e é instalado diretamente no computador. Tem sua chave privada gerada e armazenada em um software e possui validade de até 1 ano.
  • Certificado tipo A3 significa que a assinatura tem nível de segurança 3. É gerado e instalado em dispositivos criptográficos próprios: cartão ou token, e sua validade pode ser de 1 ou 3 anos.

Os certificados digitais emitidos diretamente no computador são passíveis de cópias, portanto vulneráveis. Já os certificados nível 3 são emitidos e armazenados em mídias criptográficas que impedem a exportação dos certificados e não permitem cópias, portanto, são mais seguros

Sempre que adequado, prefira o certificado instalado no token ou cartão (A3) porque é mais seguro uma vez que a tecnologia não permite cópias e você tem total controle sobre ele.

Para uso de pessoas jurídicas, em alguns casos, o certificado indicado é o certificado tipo A1, mas essa orientação deve ser dada pelos técnicos que administram seus sistemas particulares.

A chave privada é gerada simultaneamente com a chave pública e são relacionadas entre si em um sistema de criptografia assimétrica. A chave privada deve ser mantida em sigilo e posse somente pelo seu titular. Com ela é possível assinar digitalmente documentos e arquivos de forma inequívoca pelo seu titular.

É o dispositivo em que fica armazenado o Certificado Digital, os dados do Certificado Digital ficam dentro do chip do cartão, neste caso é necessário para leitura dos dados, uma leitora de cartão ou um computador que tenha a leitora embutida.

O cartão é protegido por uma senha que possui uma política de bloqueio após algumas tentativas consecutivas de digitação incorreta dessa senha o cartão e o certificado digital serão bloqueados.

As senhas cadastradas no cartão ficam armazenadas apenas no dispositivo não podendo ser recuperadas ou desbloqueadas pela Autoridade Certificadora.

É recomendado que a senha digitada seja memorizada para evitar bloqueios e perda do cartão e do certificado digital.

O certificado digital A3 possui as seguintes senhas de proteção:

  • Senha de utilização (PIN) – libera a utilização da chave privada do certificado.
  • Senha de desbloqueio (PUK) – desbloqueia a senha PIN do cartão ou token.
  • Frase Senha (senha para revogação Online).

O certificado digital A1 possui as seguintes senhas de proteção:

  • Frase Senha – senha de emissão e de revogação online do certificado
  • Senha de Utilização – senha de proteção para uso da chave privada instalada no navegador

NUNCA divulgue as senhas para terceiros.

NÃO digite as senhas quando alguém puder observar suas mãos.

NÃO anote as senhas em papéis e guardar em uma gaveta ou embaixo do teclado, por exemplo.

UTILIZE senhas fortes, contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Como comprar?

Você tem as seguintes opções de pagamento: cartão de crédito e boleto bancário. Observe os prazos para agendamento da sua validação que variam de acordo com a sua opção de pagamento:

CARTÃO DE CRÉDITO – Confirmação do pagamento: até 2 horas

BOLETO – Confirmação do pagamento: 2 dias úteis.

Compre em nosso site e após confirmação de pagamento, retire em nosso ponto de atendimento, na Av. Paulista, 1776 – 15º andar – Bela Vista, São Paulo – SP – CEP 01310-921 Telefone: (11) 3195-2290

Se você optou por um certificado digital tipo A3 armazenado em um cartão criptográfico você precisa de uma leitora para que seu computador possa ler o certificado digital.

Logo após a confirmação de seu pagamento, que dependerá de que forma foi utilizada:

CARTÃO DE CRÉDITO – Confirmação do pagamento: até 2 horas

BOLETO – Confirmação do pagamento: 2 dias úteis.

Após a compensação de pagamento, realize o agendamento no posto de atendimento da AR ARISP para retirada do produto

Observação: Necessário apresentar o protocolo do pedido no local de retirada.

Como validar?

O certificado digital é um documento de identificação com valor equivalente à Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade, Passaporte e Carteira Profissional de Classe, entre outros. Portanto para a emissão do certificado digital se faz necessário o comparecimento do titular, assim como ocorre com os demais documentos que exigem a comprovação de identidade.

Veja abaixo os documentos/comprovantes necessários para realizar a validação do Certificado

Pessoa Física e-CPF

Atenção: É obrigatória a apresentação dos documentos originais:

. Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cédula de Identidade ou Carteira de Entidade de classe1;

. Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE)2, se estrangeiro domiciliado no Brasil;

. CPF3;

. Comprovante de residência ou domicílio, emitido há no máximo 3 (três) meses da data de validação presencial4;

Notas:

1- Carteiras de Classe: Serão aceitas carteiras de entidade de classe cujos órgãos emissores permitam a consulta online do titular.

2- CIE: Caso o documento de identificação apresentado seja o CIE permanente, será exigida a apresentação da CNH, caso não o apresente a solicitação será enviada para a perícia com período de 24 horas para a resposta. NÃO será aceito CIE Provisório.

3- Passaporte: vigente pode ser aceito como documento de identificação. Ressaltamos que, caso o passaporte apresentado tenha mais de 5 anos é necessário apresentar fotografia 3×4.

4 – Comprovante de residência/ domicílio: Entendem-se como comprovante de residência ou de domicílio as contas de concessionárias de serviços públicos, como: água, luz e gás, extratos bancários, contas de cartão de crédito vinculado a bancos e contas de telefonia fixa ou móvel (celular).

. Uma foto recente 3×4. Caso o documento de identificação apresentado seja recente (menos de 5 anos de emissão) e possua foto colorida, fica dispensada a apresentação da foto 3×4.

Documentos Opcionais para Pessoa Física para constar nas informações do certificado digital.

. Título de Eleitor;

. PIS/PASEP.

Procurações: Não são aceitas procurações (pública ou privada) para representação da Pessoa Física para a emissão do certificado digital, de acordo com estipulado em resolução do Comitê Gestor da ICP-Brasil: item 3.1.1.1, alínea “a”, item i do DOC-ICP-05, versão 3.6.

Presença obrigatória: O futuro titular do certificado e-CPF (portador do CPF cadastrado na fase de compra) deve comparecer no Ponto de Validação da AR ARISP munido de seus documentos pessoais acima listados.

Veja abaixo os documentos/comprovantes necessários para realizar a validação do Certificado Pessoa Jurídica – e-CNPJ, NF-e e CT-e

Atenção: É obrigatória a apresentação dos documentos originais da pessoa física e originais ou cópia autenticada da pessoa jurídica.

Documentos da empresa:

. Registro Comercial, no caso de empresa individual;

. Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado em órgão competente¹;

. Documento de eleição de seus administradores, quando aplicável;

. Cartão do CNPJ (Impresso do site da Receita Federal no máximo há 5 dias) ².

Opcional para constar nas informações do certificado digital.

Cadastro Específico do INSS – CEI

Notas:

1- Clausula Administrativa: É importante avaliar na cláusula que dispõe sobre a administração da sociedade, quem é (são) o(s) responsável (is) legal (is) por assumir compromissos e obrigação em nome da dela. Se a administração couber a mais de um sócio, diretor ou administrador, todos os citados deverão comparecer no dia da validação, munidos de seus respectivos documentos pessoais, listados a seguir para assinatura dos termos.

2- Consulta Online: Os Contratos Sociais serão consultados de forma online na Junta Comercial do Estado, em estados onde essa consulta está disponível.

Documentos do responsável legal cadastrado na Receita Federal

Pessoa Física e-CPF

Atenção: É obrigatória a apresentação dos documentos originais:

. Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cédula de Identidade ou Carteira de Entidade de classe1;

. Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE)2, se estrangeiro domiciliado no Brasil;

. CPF3;

. Comprovante de residência ou domicílio, emitido há no máximo 3 (três) meses da data de validação presencial4;

Notas:

1- Carteiras de Classe: Serão aceitas carteiras de entidade de classe cujos órgãos emissores permitam a consulta online do titular.

2- CIE: Caso o documento de identificação apresentado seja o CIE permanente, será exigida a apresentação da CNH, caso não o apresente a solicitação será enviada para a perícia com período de 24 horas para a resposta. NÃO será aceito CIE Provisório.

3- Passaporte: vigente pode ser aceito como documento de identificação. Ressaltamos que, caso o passaporte apresentado tenha mais de 5 anos é necessário apresentar fotografia 3×4.

4 – Comprovante de residência/ domicílio: Entendem-se como comprovante de residência ou de domicílio as contas de concessionárias de serviços públicos, como: água, luz e gás, extratos bancários, contas de cartão de crédito vinculado a bancos e contas de telefonia fixa ou móvel (celular).

. Uma foto recente 3×4. Caso o documento de identificação apresentado seja recente (menos de 5 anos de emissão) e possua foto colorida, fica dispensada a apresentação da foto 3×4.

Documentos Opcionais para Pessoa Física para constar nas informações do certificado digital.

. Título de Eleitor;

. PIS/PASEP.

Procurações: Não são aceitas procurações (pública ou privada) para representação da Pessoa Física para a emissão do certificado digital, de acordo com estipulado em resolução do Comitê Gestor da ICP-Brasil: item 3.1.1.1, alínea “a”, item i do DOC-ICP-05, versão 3.6.

Presença obrigatória: O futuro titular do certificado e-CPF (portador do CPF cadastrado na fase de compra) deve comparecer no Ponto de Validação da AR Registradores munido de seus documentos pessoais acima listados.

A validação presencial é o momento em que o titular do certificado digital se apresenta munido de documentos e comprovantes perante um agente de validação do âmbito ICP- Brasil.

O agendamento é importante o conforto de nossos clientes, porque na AR ARISP priorizamos o atendimento personalizado e particular.

Existem duas maneiras de realizar a validação presencial para a emissão do certificado digital na AR ARISP, vamos aonde você estiver seja em seu escritório ou residência e você pode escolher em um dos pontos de validação da rede da Certisign Certificadora Digital em todo o Brasil.

Para as validações em seu escritório ou residência, entre em contato conosco para verificarmos a disponibilidade de horários e para lhe apresentar o orçamento.

Em caso de dúvidas entre em contato via chat ou e-mail

Não, a normativa que regula a atividade da Certificação Digital do Brasil não permite, porém você tem a possibilidade de assinar uma declaração de residência atestando que mora na residência que você está comprovando a residência, mas é possível emitir o certificado digital mediante assinatura de uma declaração de residência.

Você deve agendar sua validação diretamente na agenda online disponibilizada no ato de compra do certificado digital

Sim, a agenda online ficará disponibilizada para novo agendamento

Sim, realizamos visita externa, no qual esse serviço possui taxas diferenciadas de atendimento, necessário entrar em contato com AR ARISP no e-mail ararisp@arisp.com.br para maiores orientações

Solicite um contato ou agende uma validação.

Sim, entre em contato com a AR ARISP e solicite um orçamento prévio para a realização do serviço.

A emissão dos certificados Digitais ICP-Brasil mediante o uso de procurações segue o estabelecido pela Resolução 79 do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ou seja, somente é possível a aceitação da procuração para a emissão de certificados de Pessoa Jurídica, para tanto, o ato constitutivo da empresa deve prever essa possibilidade, bem como a procuração deverá ser pública e com poderes específicos de representação perante a ICP-Brasil.

No caso de certificados e-CNPJ o responsável legal perante a Receita Federal do Brasil não poderá ser representado por um procurador em hipótese alguma, devendo estar presente no ato da validação.

e-CNPJ para Condomínios

O Ato Constitutivo do condomínio foi registrado em Cartório de Registro de Imóveis ANTES da Vigência do novo Código Civil (11/01/2013)?

SIM

documentos necessários:

-Ato Constitutivo;

-Certidão de Individualização (qualquer certidão expedida pelo Registro de Imóveis que ateste constar, em seu cadastro a existência física de tal condomínio);

-Ata de eleição do síndico (com firma reconhecida de um participante morador);

-Lista de Participantes na eleição.

NÃO

documentos necessários:

-Ato Constitutivo;

-Ata de eleição do síndico (com firma reconhecida de um participante morador);

-Lista de Participantes na eleição.

 (*)Consideram-se documentos de identificação legalmente aceitos no Brasil:

i) Carteira de identidade;
ii) Carteira de motorista (CNH);
iii) Passaporte;
iv) Carteira de trabalho;
v) Carteira de ordens profissionais;
vi) Registro nacional de estrangeiros.

Documentação dos Representantes Legais (Originais)

Cadastro de Pessoa Física – CPF

Um Comprovante de Residência recente sendo uma conta de Consumo (água, luz ou telefone emitido à, no máximo, 3 meses)

Título de eleitor (Opcional)

PIS-PASEP (Opcional)

Foto Digital (será tirada pelo Agente de Registro no ato da validação na AR ARISP)

Documentação do Responsável pelo Certificado – Representante Tributário (Originais)

Cadastro de Pessoa Física – CPF

Um Comprovante de Residência recente sendo uma conta de Consumo (água, luz ou telefone emitido à, no máximo, 3 meses)

Título de eleitor (Opcional)

PIS-PASEP (Opcional)

Foto Digital (será tirada pelo Agente de Registro no ato da validação na AR ARISP)

Instalação

Acesse o site da ACBR, que é nosso Prestador de Serviço de Suporte, e baixe os arquivos necessários.

Acesse: https://www.acbr.com.br/downloads

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com o SAC da ACBR, através do telefone (11) 3478 9444 (SP) | 0300 789 2378 (outros locais)

Acesse o site da ACBR, que é nosso Prestador de Serviço de Suporte, e baixe os arquivos necessários.

Acesse: https://www.acbr.com.br/downloads

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com o SAC da ACBR, através do telefone (11) 3478 9444 (SP) | 0300 789 2378 (outros locais)

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com a ACBR, que é a autoridade certificadora a qual estamos vinculados, https://www.acbr.com.br/suporte.

Eles vão lhe orientar na emissão do certificado, na preparação da sua máquina e no teste do certificado.

Renovação

É possível realizar a renovação online antes do vencimento do certificado digital, para realizar esse procedimento Clique aqui

Sim, o certificado digital é um documento que possui data de vencimento

Sim, você pode escolher a AR ARISP para fazer a validação presencial do seu certificado digital, mesmo que o anterior não tem sido validado conosco. Será um prazer atendê-lo.

A renovação do certificado online deve ser realizada antes da data de vencimento. O processo de renovação é simples, rápido e não requer validação de documentos presencialmente.

A Renovação Online é o serviço disponibilizado para que os clientes que possuem um Certificado Digital válido da AR ARISP possa realizar a renovação de forma totalmente online sem precisar ir até um ponto de atendimento para fazer a validação presencial.

Na renovação online, não é possível realizar alteração de dados do certificado digital, sendo renovado como os meus dados nele já cadastrado.

Na renovação com validação presencial: você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu certificado digital.

Sim, é necessário utilizar a senha de acesso já cadastrado no certificado digital que está sendo renovado.

Revogação

Em caso de perda do certificado digital, necessário realizar a revogação online no site www.acbr.com.br, na aba revogação

Outras Perguntas

Consulte o site do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e nos links abaixo você encontrará a lista de perguntas frequentes sobre certificado digital ICP-Brasil.

Acompanhe o Portal CryptoID, onde você se atualiza sobre tudo que acontece no Brasil e no mundo sobre a tecnologia de identificação e certificação digital.

– Sobre Certificação Digitalhttp://www.iti.gov.br/acesso-a-informacao/96-perguntas-frequentes/1743-sobre-certificacao-digital

– ICP-Brasilhttp://www.iti.gov.br/acesso-a-informacao/96-perguntas-frequentes/1744-sobre-a-icp-brasil

TESTE SEU CERTIFICADO
Para testar o seu Certificado Digital clique aqui e você será direcionado para a central de testes da Certisign Certificadora Digital.
DOWNLOADS
Drivers necessários para instalação da sua leitora, token e as cadeias de autoridade certificadora.
Av. Paulista, 1776, 15° andar
Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01310-200
(11) 5990-0655
2ª a 6ª feira das 8:30h às 17:00h

Estamos aqui para te ajudar !